"Cria em mim ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo". (Salmos de Davi, Sl. 51:10-11) Algo que me fascina ao ler os salmos escrito pelo rei Davi, é a intensidade de suas palavras de alguém apaixonado pelo Senhor. São palavras arrebatadoras que chega a causar impacto em meu coração. Não há duvidas que Davi possuía um coração adorador, alguém que tocava o coração de Deus com sua adoração. Ele era sensível, humilde e fazia questão de expor isso em suas atitudes de adorador. Sua forma melancólica e poética de se expressar fez com que fosse nomeado "homem segundo o coração de Deus" (At.13:22 / I Sm 13:14). Que privilégio!!!
Que Davi tocava o coração de Deus, isso eu não tenho dúvidas, mas humanamente falando, como um homem adúltero e homicida (ver II Sm 11) pode ter sido intitulado pelo próprio Deus como um homem segundo o seu coração? Isso não seria tamanho exagero? Ora, vamos lá que ele seja um poeta nato, um adorador categórico, mas "homem segundo o coração de Deus", isso já é demais, não? Ele era um homem "comum" que não foi capaz de guardar o seu coração ao ver Bate-Seba toda despida ao tomar banho e, ainda em seu coração foi capaz de tramar a morte de Urias pra depois se casar com sua mulher. Que coração é esse? A Bíblia declara no livro de Jeremias 17:9 que o coração é enganoso, isso demonstra a fragilidade de Davi, porém Davi sabendo disso pede que Deus o dê um coração puro. Ele reconhecia que necessitava ter um coração puro e que precisava guardar a palavra do Senhor em seu coração pra não pecar contra Ele. Mas pra nós é difícil entender a lógica dos fatos! O que é que Davi possuía gente de tão esplendoroso? Será que era por sua boa aparência ou simplesmente por ser um bom tocador de harpa? Ou será o fato dele ser um excelente pastor de ovelhas? NÃO!!! Não foi esse o principal motivo de Deus ter escolhido a Davi para receber tal nomeação.
As respostas pra essas indagações encontramos exatamente quando lemos no livro de Salmos 51:10-11, o pedido desesperador do rei Davi pra que tivesse o seu coração purificado, que jamais fosse retirado da presença de Deus e nem que lhe fosse afastado o Espírito Santo de Deus. Ele sabia melhor do que ninguém que isso era tudo o que ele precisava pra permanecer íntegro diante do Seu Amado... Isso se chama dependência!!! Ele de fato dependia de Deus. Ele era sincero e reconhecia suas fraquezas. Era breve em identificar seu pecado e muito mais ainda em se arrepender...
Para ser intitulado como "homem segundo o coração de Deus" para muitos, de repente necessitaria que Davi nunca tivesse pecado e isso automaticamente resultaria em uma figura de um "mini-Deus" ou então de um "ser angelical", não acham? (Rsrsrs) Muitos esquecem que Davi era de fato um ser humano, passível de erros e falhas!!! E tem sido assim nos dias de hoje. Pessoas são poderosamente usadas por Deus, ocupam lugar de destaque e quando menos esperam: Puft!!! Caíram... Foram envergonhados e consequentemente são desprezados por aqueles mesmos que um dia os aplaudiram e vibraram com suas ministrações eloquentes.
Honestamente... Hipócritas que somos! Somos expert em acusar, apontar, condenar... Aqueles por quem Cristo morreu! Eu não encontro exemplo melhor que demonstre que Deus nunca desiste daqueles que um dia caíram, tanto é que Jesus saiu da raiz de Davi e isso não é coincidencia. Deus estar esperando que suscite do coração daqueles que pecaram contra Deus um arrependimento genuíno, e isso basta. É isso que nos faz ser segundo o coração de Deus. Identificar o pecado cada vez que caímos, ser breve em se arrepender, purificar o nosso coração pela Palavra e deixar ser guiado pelo Espírito Santo de Deus... Essas são as marcas de alguém que possui um coração adorador, algo que move o coração de Deus em nosso favor alcançando graça e faz com que jamais sejamos desprezados por Ele.
Sejam abençoados na prática desta palavra, que Deus vos abençoem...
By Dani Agnes
Nenhum comentário:
Postar um comentário